terça-feira, 29 de outubro de 2019

O melhor contra baratas

Texto, foto e ilustração: Lídia Maria de Melo

A rede social Facebook instituiu a lembrança a seus usuários.
Traz de volta postagens.
Hoje, me deu a oportunidade de recordar um texto que escrevi em 29 de outubro de 2017. Vamos a ele:
Inspirada na postagem de uma aluna, conto-lhes esta história sobre baratas. 
O calor deixa as bichinhas malucas. 
Elas saem por aí, dando voos rasantes e tirando o aconchego dos lares. 
Ontem à noite, uma delas entrou em meu apartamento, mais precisamente no meu quarto. Pela janela. Como voam alto as safadinhas! 
Ouvi um farfalhar e percebi que ela caminhava sobre um móvel e depois escondeu-se em um tubo de madeira, que liga duas prateleiras da escrivaninha e por onde passam fios de eletricidade e da TV a cabo. 
Fui correndo pegar um inseticida. 
Espirrei bastante dentro do tubo. Em pouco tempo ela saiu, e eu joguei o chinelo Havaianas em cima. Matei. Tenho nojo. Não tenho medo. 
Havaianas, o melhor contra baratas.
Abaixo da postagem, seguidores comentaram. Uma me chamou de corajosa. Nem tanto!
Outro quis saber a cor de minhas sandálias. Postei a foto: marrons, com bandeirinha do Brasil e nas laterais, três faixas: um verde, uma amarela e outra branca.
Outra lembrou o humorista José Simão: "Todos são héteros até a barata voar".
E um quarto mencionou um antigo comercial das sandálias Havaianas: "Não têm cheiro, não deformam, não soltam as tiras".
Estamos no final de outubro. A primavera em breve nos dará adeus.
O mormaço úmido do litoral paulista já começa a atormentar.
Logo, logo, as baratas tornarão a voar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.