domingo, 2 de setembro de 2012

Por que concursos, se não há vagas?

Inútil insistir. Não temos resposta para todas as dúvidas e aflições. Se tivéssemos, em um átimo, desvendaríamos os mistérios e segredos da vida.  Mas aqui vai filosofia demais para questionar um fato recorrente, que parece não chamar a atenção de ninguém. Desnecessário esse recurso retórico. O certo é ir direto ao ponto, como mandam os manuais de jornalismo.
Há anos observo esse comportamento, comento e proponho pauta, mesmo nos veículos de imprensa em que trabalhei. Nunca li reportagem a respeito do tema.
Por que será que órgãos públicos de todas as esferas (municipais, estaduais, federais e de entidades classistas) realizam concursos para "formação de cadastro de reserva" justamente em anos de eleição? Se não há vagas, para que concurso?  Haveria algum motivo específico? O valor da inscrição, bastante variável, teria algo a ver com a resposta?
Guardo comigo algumas hipóteses. A obrigação de investigar talvez seja de determinados setores. Fica a dica.
Lembrei-me dessa questão, que há anos repito, porque vi esta matéria no G1: Planejamento, FNDE e 14 órgãos iniciam inscrição para 9,8 mil vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.