quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Resgatei reportagens dos anos 1970 e 1980 para abordar os objetivos de desenvolvimento sustentável

Lídia Maria de Melo

O movimento popular dos anos 1980 em Atibaia, para preservar a Pedra Grande; a mobilização liderada pelo ecologista Ernesto Zwarg, contra a instalação de usinas nucleares em Peruíbe; a poluição de Cubatão e o replantio da Serra do Mar, para que não desabasse; e os lixões químicos da Rhodia, na Baixada Santista.
Esses episódios, ocorridos em cidades do Estado de São Paulo nos anos 1970 e 1980, contaram com o engajamento da imprensa nacional e regional. Relembrei e pesquisei séries de reportagens sobre esses fatos para escrever o artigo "O Papel do Jornalismo na Efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", que publiquei da página 816 à 833 do e-book "Direitos Humanos e Vulnerabilidade e a Agenda 2030", desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas Direitos Humanos e Vulnerabilidades da UniSantos, do qual faço parte.


Jornal da Tarde  de 1.3.1985,
capa de Rodrigo Mesquita
A Tribuna (Santos) de 18.12.1984
Reportagem de Manuel Alves Fernandes
e Lane Valiengo

























A pesquisa levou-me ao resgate das reportagens sobre meio ambiente e poluição elaboradas pelos colegas jornalistas Manuel Alves Fernandes, o saudoso Maneco, Lane Valiengo, querido professor e colega, e Leda Mendes Mondin, eficientíssima e parceira desde os tempos de colégio. Os três, com quem trabalhei no jornal A Tribuna, de Santos, conquistaram o Prêmio Esso de Jornalismo, Região Sudeste/1985.
Gosto de resgatar histórias e experiências. Com elas, reafirmo que o mundo não começou quando a gente nasceu. Antes de nós, outros abriram caminho. Organizado pelos pesquisadores Liliana Lyra Jubilut, Rachel de Oliveira Lopes, Gabriela Soldano Garcez, Ananda Pórpora Fernandes e João Carlos Jarochinscki Silva, e-book "Direitos Humanos e Vulnerabilidade e a Agenda 2030" foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Roraima. Pode ser baixado gratuitamente no link https://ufrr.br/editora/index.php/ebook-novo. Repetindo, meu artigo pode ser lido da página 816 às 833. O projeto do livro digital teve como tema os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas elaborada pelos Estados-membros da ONU durante a Cúpula do Milênio no ano de 2000. O documento sintetizou acordos internacionais assinados na década de 1990, com o intuito de formular o novo pacto global denominado Declaração do Milênio, que contém os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.