sábado, 8 de setembro de 2018

Ana Maria Machado, uma pérola da literatura brasileira


Ana Maria Machado.
Foto de Tânia Rêgo/Agência Brasil
A escritora e jornalista Ana Maria Machado, que ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras, não precisa de mim para defendê-la de acusações levianas, veiculadas por meio da internet.
Mesmo assim eu o faço, por amor à Literatura Brasileira, por amor à obra que Ana Maria Machado nos legou, ainda nos lega e certamente nos legará.
Não me canso de repetir: só pelo livro “Bisa Bia Bisa Bel”, uma preciosidade literária, Ana Maria Machado mereceu ter se tornado imortal e recebido todos os prêmios que conquistou com o conjunto de sua obra. “Bisa Bia Bisa Bel” é uma história que entrelaça experiências de três gerações, por meio da memória, e se eterniza, utilizando a metáfora da trança de cabelo.
Entre tantos outros livros para crianças e dirigidos a adultos, destaco também “A Audácia dessa mulher”, narrativa que começa como um enredo banal, mas atinge o clímax, de modo surpreendente, com a recriação da personagem Capitu, de Machado de Assis. Gostei  tanto desse livro que passei a emprestar para outras pessoas, com o intuito de disseminar o mesmo prazer que experimentei ao ler aquela história. Acabei dando de presente o meu exemplar.
Ana Maria Machado merece ser louvada e não, tornar-se vítima de uma campanha difamatória nas redes sociais, iniciada por uma pessoa que não deve ter sido sensibilizada por meio da arte, alguém que não sabe que uma palavra ou uma expressão, tirada do contexto, perde todo o seu sentido. 
“O menino que espiava pra dentro”, um livro publicado há 35 anos e com 92 mil exemplares vendidos, não estimula algo nocivo. Branca de Neve estimula ações criminosas? A Bela Adormecida também? Batman? Super-homem? Tio Patinhas? e Os Irmãos Metralhas?
O que está acontecendo com o mundo? Andando para trás?
Ana Maria Machado merece respeito.
Ana Maria Machado é uma pérola da Literatura Brasileira Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.