sábado, 26 de abril de 2014

1964, ano que legou ao Porto de Santos e
ao Brasil o navio-prisão Raul Soares


No dia 31 de março, fui entrevistada pelo professor César Bargo Perez no programa Urbanidades, da TV UniSantos, afiliada do Canal Brasil, para falar sobre os 50 anos do golpe militar de 1964. A meu lado estava o historiador Reinaldo Martins. Quem não conseguiu assistir, tem a chance de ver os vídeos:
(Bloco 1).


(Bloco 2)


(Bloco 3)


Embora a data do golpe de fato tenha sido 1º de abril de 1964, no último dia 31 de março, tomei parte também de uma mesa-redonda cujo tema foi: Ditadura Militar: Os 50 anos do golpe de 1964. Antes, a plateia assistiu ao documentário "O Dia que Durou 21 Anos", de Camilo Tavares.
Idealizado pelo filósofo e professor Ricardo Galvanese, o encontro ocorreu no Campus Dom Idílio José Soares da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e contou ainda com a participação da professora e assistente social Lígia Maria Castelo Branco Fonseca e do historiador Reinaldo Martins.
Alunos e professores de vários cursos compareceram.
Também dei entrevista para o jornal A Tribuna, de Santos, que publicou reportagem sobre o navio-prisão Raul Soares. Meu nome foi citado ainda em documentário do Canal Brasil. Isso se deu porque eu cedi uma foto do navio que serviu de presídio político no Porto de Santos em 1964.
No dia 24 de abril, para lembrar os 50 anos da chegada do navio-presídio Raul Soares a Santos, o jornal A Tribuna fez nova matéria sobre o tema.
..........
Quem não teve oportunidade de ver em 2010, deixo aqui o depoimento (dividido em quatro partes) que dei para a USP sobre o navio Raul Soares, que foi presídio político no Porto de Santos de abril a outubro de 1964:








Acesse ainda reportagens e comentários que escrevi no link abaixo:
Golpe militar de 1964: 5 décadas depois daquele dia de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.