sábado, 7 de maio de 2011

Cheiro de gás se espalha pelos bairros de Santos

Por volta da 1h30, pouco antes de deitar, decidi acessar o Facebook. Vi a mensagem de uma amiga, postada uma hora antes, informando sobre um cheiro de gás na Cidade. Não estava sentindo nada. Minutos depois, um forte odor invadiu meu quarto. O tal cheiro de gás.
Fui até o terraço e me arrependi de ter aberto a porta de vidro. O cheiro invadiu a sala e todo o apartamento.
Antes de acordar meus familiares, com receio de que eles pudessem perder os sentidos enquanto dormiam, busquei o telefone da Cetesb. Embora seja o órgão responsável por fiscalizar situações como essa, não encontrei o número na lista telefônica impressa. As outras alternativas seriam o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Defesa Civil, no 199. Optei por esse último.
O funcionário que me atendeu explicou que já havia recebido inúmeros outros telefonemas de moradores de diversos bairros da Santos. Segundo ele, representantes da Cetesb e do Corpo de Bombeiros foram para o possível local do vazamento, no Bairro do Saboó. Naquele momento, ele ainda não tinha mais informações para me fornecer.
O problema então era sério, já que estou no outro lado da Cidade, muito distante do Saboó.
Pelo sim, pelo não, resolvi acordar minha família. Afinal, inalar gás pode provocar a perda súbita de consciência. Principalmente em quem está dormindo e não tem como se defender.
Estou com as narinas ardendo por causa do cheiro e enjoada. Preciso ir dar aula bem cedo, mas não pretendo pegar no sono.
Já avisei também o porteiro de meu prédio, para no caso de algum morador achar que o vazamento é na rede de gás do condomínio e acionar a portaria.
Para aliviar o cheiro dentro do apartamento, minha irmã ligou os ventiladores.
O problema é esse: não saber como proceder.
A última vez que vivenciei uma situação como esta foi em setembro de 2009.
Eu estava na Redação do jornal A Tribuna à noite, por volta das 22 horas, encerrando a edição do jornal, junto com a equipe de fechamento, quando senti cheiro semelhante ao de agora.
Ligamos para a Cetesb e os Bombeiros. Em pouco tempo, os telefones da Redação começaram a tocar sem parar. Editei a matéria reproduzida acima (clique na imagem para ampliar e ler) e no dia seguinte demos sequência ao assunto (ver imagem da direita). 
Naquela ocasião, o vazamento ocorreu na Petrobrás, em Cubatão, mas o cheiro se espalhou também pelos municípios vizinhos. Os produtos lançados no ar foram amônia, gás sulfídrico e cloreto de amônia.
Uma semana depois, a Cetesb multou a empresa em R$ 158,8 mil.

4 comentários:

  1. Sou do Guaruja e acabei de saber dessa noticia pelo twitter por uma conhecida, ela vinha de Santos para Guaruja e disse que o cheiro já esta aqui também, a coisa eh seria então!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite...!
    Realmente foi no bairro de Saboó, conforme informações do corpo de bombeiro,ja foi controlado e o gas não é explosivo.!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente seu relato sobre o vazamento de hoje. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. TENSO...EU ESTAVA PASSANDO POR SANTOS...E NO CENTRO DE SANTOS,O CHEIRO ESTAVA MTO FORTE..."TENSO"

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.