Fui até o terraço e me arrependi de ter aberto a porta de vidro. O cheiro invadiu a sala e todo o apartamento.
Antes de acordar meus familiares, com receio de que eles pudessem perder os sentidos enquanto dormiam, busquei o telefone da Cetesb. Embora seja o órgão responsável por fiscalizar situações como essa, não encontrei o número na lista telefônica impressa. As outras alternativas seriam o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Defesa Civil, no 199. Optei por esse último.
O funcionário que me atendeu explicou que já havia recebido inúmeros outros telefonemas de moradores de diversos bairros da Santos. Segundo ele, representantes da Cetesb e do Corpo de Bombeiros foram para o possível local do vazamento, no Bairro do Saboó. Naquele momento, ele ainda não tinha mais informações para me fornecer.
O problema então era sério, já que estou no outro lado da Cidade, muito distante do Saboó.
Pelo sim, pelo não, resolvi acordar minha família. Afinal, inalar gás pode provocar a perda súbita de consciência. Principalmente em quem está dormindo e não tem como se defender.
Estou com as narinas ardendo por causa do cheiro e enjoada. Preciso ir dar aula bem cedo, mas não pretendo pegar no sono.
Já avisei também o porteiro de meu prédio, para no caso de algum morador achar que o vazamento é na rede de gás do condomínio e acionar a portaria.
Para aliviar o cheiro dentro do apartamento, minha irmã ligou os ventiladores.
O problema é esse: não saber como proceder.
A última vez que vivenciei uma situação como esta foi em setembro de 2009.
Eu estava na Redação do jornal A Tribuna à noite, por volta das 22 horas, encerrando a edição do jornal, junto com a equipe de fechamento, quando senti cheiro semelhante ao de agora.
Eu estava na Redação do jornal A Tribuna à noite, por volta das 22 horas, encerrando a edição do jornal, junto com a equipe de fechamento, quando senti cheiro semelhante ao de agora.
Naquela ocasião, o vazamento ocorreu na Petrobrás, em Cubatão, mas o cheiro se espalhou também pelos municípios vizinhos. Os produtos lançados no ar foram amônia, gás sulfídrico e cloreto de amônia.
Uma semana depois, a Cetesb multou a empresa em R$ 158,8 mil.
Sou do Guaruja e acabei de saber dessa noticia pelo twitter por uma conhecida, ela vinha de Santos para Guaruja e disse que o cheiro já esta aqui também, a coisa eh seria então!
ResponderExcluirBoa noite...!
ResponderExcluirRealmente foi no bairro de Saboó, conforme informações do corpo de bombeiro,ja foi controlado e o gas não é explosivo.!!!
Excelente seu relato sobre o vazamento de hoje. Parabéns!
ResponderExcluirTENSO...EU ESTAVA PASSANDO POR SANTOS...E NO CENTRO DE SANTOS,O CHEIRO ESTAVA MTO FORTE..."TENSO"
ResponderExcluir