sexta-feira, 11 de março de 2011

Onde obter informações sobre vítimas
do terremoto e de tsunamis no Japão















O Governo Brasileiro não registrou, até às 18 horas de hoje, casos de dekasseguis mortos, feridos ou desaparecidos em consequência do terremoto que atingiu o Japão às 2h46 (hora de Brasília) e dos tsunamis que se seguiram ao abalo sísmico.
A informação da Divisão de Assistência a Pessoas no Exterior do Itamaraty foi transmitida pela assessoria de imprensa da Associação Japonesa de Santos.
Como o governo japonês calcula que 90 mil pessoas estão desaparecidas, em diversos países há pessoas em busca de notícias de parentes e amigos.
Atualmente, a comunidade brasileira no Japão é de 254 mil habitantes, segundo o governo brasileiro. A maioria vive no Centro-Sul do país, entre Tóquio e Nagoya, área menos atingida pelo terremoto, que atingiu mais a região Nordeste do Japão (especialmente rural e menos povoada por brasileiros).
Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Tóquio está trabalhando em regime de plantão permanente e recebe pedidos de informação pelo endereço eletrônico comunidade@brasemb.or.jp. Durante toda a sexta-feira, houve dificuldades de comunicação por telefone, especialmente em linhas de celular.
O Núcleo de Atendimento a Brasileiros (NAB), que está em contato com a rede consular no Japão, colocou linhas telefônicas à disposição do público: (61) 3411 6752/6753/8804 (de 8h às 20h) e (61) 3411 6456 (de 20h às 8h e finais de semana).
Consultas poderão ainda ser feitas pelo endereço eletrônico dac@itamaraty.gov.br.
A Associação Japonesa de Santos cadastrou-se no serviço oferecido pelo Governo Brasileiro. Assim que houver novidades de vítimas no Estado de São Paulo, o Itamaraty informará a entidade, situada na Rua Paraná, 129 - Vila Matias, em Santos, telefone (13) 3222-3268.
O assessor de imprensa da Associação Japonesa de Santos, Daniel Nakajima, enviou a este blog nota oficial do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Eis a íntegra:
São Paulo, 11 de março de 2011
Consulado Geral do Japão em São Paulo
“Terremoto no Japão”
No dia 11 de março, às 14h46, hora local (2h46 no horário de Brasilia), houve um terremoto na região de Sanriku, nordeste do Japão, com magnitude 8.8 (número estimado), provocando sérios danos em larga escala.
Diante disso, o Governo do Japão estabeleceu o Centro Emergencial para o Desastre (tradução livre) estando a comando do próprio Primeiro-Ministro Naoto Kan, o qual está empregando todos os esforços para o resgate e ajuda das pessoas vitimadas e também para que a atividade da população seja restabelecida o mais breve possivel.
O Consulado Geral do Japão em São Paulo expressa o seu profundo agradecimento pela mensagem de solidariedade oferecida pelas autoridades e sociedade brasileiras.
Sobre as vítimas e danos causados, o Governo do Japão está colhendo informações em conjunto com as autoridades locais, mas para a obtenção de dados exatos presume-se que levará ainda algum tempo.
Para consultarem sobre a situação dos que residem no Japão, seguem alguns links de operadoras de telefonia que disponibilizaram um serviço de ajuda. É preciso saber qual operadora é utilizada por essa pessoa sobre quem se deseja a informação, e essa pessoa precisa ter deixado uma mensagem nesse serviço. Esse serviço está disponível em inglês ou em japonês.
Gabinete do Primeiro-Ministro (somente em japonês)
http://www.kantei.go.jp/jp/kikikanri/jisin/20110311miyagi/index.html
NTT Docomo
http://dengon.docomo.ne.jp/top.cgi
KDDI
http://dengon.ezweb.ne.jp/
Softbank mobile
http://dengon.softbank.ne.jp/
NTTHigashinihon (somente em japonês)
http://www.ntt-east.co.jp/saigai/index.html
Willcom
http://www.willcom-inc.com/ja/dengon/index.html
E-mobile
http://dengon.emnet.ne.jp/
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Tel.: 11-3254-0100 (de segunda a sexta, em horário comercial, das 9h às 17h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.