sábado, 19 de setembro de 2009

Lourenço Mutarelli é um dos finalistas do
Prêmio Portugal Telecom de Literatura

O livro A Arte de Produzir Efeito sem Causa, de Lourenço Mutarelli, é um dos dez finalistas do 7º Prêmio Portugal Telecom. O nome do vencedor será conhecido somente no dia 10 de novembro.


Fiquei contente com essa classificação de Mutarelli, que também é autor de O Cheiro do Ralo.

Não o conhecia até o último dia 6, quando participei da Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores de Santos, no Teatro Guarany.


Comprei justamente esse livro dele, depois de assistir a sua participação no painel Mentiras, Culpa da Ficção ao lado de Marcelo Mirisola, sob mediação do livreiro José Luiz Tahan (organizador da Tarrafa).

Como escrevi mais abaixo no post Tarrafa Literária, o autor utiliza, nesse livro classificado no Prêmio Portugal Telecom, recursos linguísticos de histórias em quadrinhos (HQ), como as frases curtas. Ele se dedica às HQ há muitos anos. Durante o debate na Tarrafa, demonstrou uma veia filosófica afiada.


Ainda não mergulhei em A Arte de Produzir Efeito sem Causa (Cia. das Letras), que ele autografou para mim no foyer do Teatro Guarany. Mas já li a primeira página. Adorei o ritmo das frases curtas. Tem a cara dele, que, por sinal, está registrada na foto que tiramos juntos.

Os demais finalistas do Prêmio Portugal Telecom são:
Acenos e Afagos, de João Gilberto Noll; Cinemateca, de Eucanaã Ferraz; Heranças, de Silviano Santiago; Ó, de Nuno Ramos; O Livro dos Nomes, de Maria Esther Maciel; A Eternidade e o Desejo, de Inês Pedrosa; Aprender a Rezar na Era da Técnica, de Gonçalo M. Tavares; Cemitérios de Pianos, de José Luís Peixoto; e Ontem Não Te Vi em Babiblônia, de Antônio Lobo Antunes.

Um comentário:

  1. Se prepare pois os livreiros de plantão da redação vão pedir mais esse livro emprestado

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.