quinta-feira, 19 de junho de 2014

Verbo intervir segue a conjugação do vir


                                                      Lídia Maria de Melo
Além de me chamar a atenção pelo assunto, uma reportagem  sobre os manifestantes violentos, veiculada hoje por uma grande emissora de televisão, me surpreendeu por um aspecto linguístico: a conjugação do verbo "intervir".
O repórter disse erroneamente: "A polícia interviu".
De acordo com as regras gramaticais vigentes, a conjugação do verbo "intervir" segue o paradigma do verbo "vir" e não, do "ver". Ou seja, na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito, a flexão é "interveio".
Nesse caso, então, a frase deveria ter sido: "A polícia interveio".
Esteja sempre atento, ou atenta.


Atualização em 21 de fevereiro de 2020.
Hoje, pesquisando um livro sobre recuperação da Serra do Mar na segunda metade dos anos 1980, deparei-me com a seguinte frase: "A partir de 1964, o governo interviu nos serviços de saneamento básico, [...]".
Nem que eu quisesse, meus olhos passariam distraídos pela conjugação do verbo "intervir". Ossos do ofício. Olho clínico. De novo, a mesma incorreção no uso do verbo "intervir".
Então, vale tornar a chamar a atenção para a conjugação desse verbo derivado de "vir".  O correto é dizer que: "A partir de 1964, o governo interveio nos serviços de saneamento básico, [...]".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.