sábado, 19 de outubro de 2013

Melodia de "Aquarela" foi emprestada de
uma outra música de Vinícius e Toquinho

Lídia Maria de Melo
Quando  "Aquarela" foi  lançada em 1982, pensei que Vinícius de Moraes (morto em 1980) e Toquinho tinham plagiado a si mesmos.
Assim que ouvi a música, achei que a melodia era igual à de "Uma rosa em minha mão", de 1974.
Nunca li ou ouvi nada a respeito na imprensa. Nunca vi nenhuma entrevista, mencionando a semelhança. Nenhuma pessoa do meu convívio fez qualquer tipo de comentário a esse respeito.
Então, deixei para lá.
"Aquarela" fez muito sucesso e ainda se mantém no acervo musical ativo. Merecidamente, porque é uma obra-prima. Já "Uma rosa em minha mão" foi aos poucos deixando de ser executada e caindo no esquecimento. Parece até que nunca existiu.
Hoje, finalmente, descobri que meu ouvido tinha razão. 
Em seu site, Toquinho conta que usou mesmo a melodia de "Uma rosa em minha mão" (trilha da novela Fogo sobre terra, da Rede Globo) na composição da primeira parte de "Aquarela", que, além de Vinícius, teve também a parceria dos italianos Maurizio Fabrizio e Guido Morra.
Como é bom comprovar que intuição é muito mais que um simples palpite!
Ouça Aquarela:




E perceba Uma Rosa em Minha Mão:




2 comentários:

  1. Apesar de ser fã de Toquinho, acho que ele deu uma de Miguel, como se diz nessas ocasiões. Acho que ele percebeu a semelhança (e põe semelhança nisso) entre ambas as melodias bem mais tarde, e, para disfarçar, apareceu com essa de que utilizou a mesma melodia. Sinto muito, Toquinho, teria sido muito mais honesto que você tivesse reconhecido que houve plágio de você mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi Uma rosa em minha mão um dia desses e logo percebi a semelhança tambem

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.