quinta-feira, 14 de junho de 2012

Leila Diniz viveu apenas 27 anos e se eternizou

Reproduções: Jornal do Brasil
Hoje, faz 40 anos que Leila Diniz morreu em um acidente aéreo em Nova Déli, na Índia. A notícia foi divulgada de maneira discreta na primeira página do Jornal do Brasil de 15 de junho de 1972.

Na página 11 do primeiro caderno, onde foi publicado o noticiário da editoria Internacional, a matéria teve manchete, mas o título não trazia o nome da atriz.

Esse comedimento talvez refletisse a resistência que havia em relação à personalidade de Leila, uma mulher muito à frente de seu tempo e que não combinava com a repressão vigente naqueles tempos de ditadura militar.

Em 1971, Leila foi a primeira mulher a exibir uma barriga de gravidez em praias brasileiras. Até então, as grávidas usavam biquínis com uma bata.

Os escrúpulos, no entanto, não impediram o jornal de publicar a imagem de um corpo carbonizado de uma das vítimas do acidente, junto aos destroços do avião.

Leila Diniz morreu aos 27 anos. Ela voltava da Austrália, onde havia participado de um festival de cinema, representando o Brasil com o filme Mãos Vazias. Na época, era casada com o diretor de cinema Ruy Guerra. Com ele, havia tido uma filha, Janaína, que estava com 7 meses de vida.
Em 1971, pela primeira vez uma mulher grávida de 7 meses
mostra a barriga na praia. Leila quebrou esse tabu. Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.