sábado, 23 de outubro de 2010

Pesquisas favoráveis a Dilma Rousseff
motivam onda de denuncismo

Foto Wilson Dias/ABr
Dilma Roussef vota no 1º turno
Mais uma revista semanal chega às bancas com capa espalhafatosa, anunciando denúncia contra Dilma Rousseff.
Como jornalista e cidadã, deixei de ler essa revista desde que ela, para mim, perdeu a credibilidade, há cinco anos, publicando uma reportagem sobre o Marcos Valério (lembram dele?), no chamado escândalo do Mensalão, sem apresentar uma fonte primária sequer.
Para quem não sabe, fonte primária é uma pessoa que passa informação ao jornalista, mas que estava presente ao fato que relata, ou que participou da ação relatada.  É um dos envolvidos no fato.Também pode ser um documento que comprove a notícia. Algo nessa linha.
Pois a revista publicou páginas e páginas somente baseada em disse-me-disse. No final, admitia que não havia conseguido falar com nenhum dos envolvidos naquela suposta denúncia.
Fiquei chocada e me senti ludibriada. A reportagem não se sustentava. Ninguém podia afirmar que os diálogos reproduzidos eram fiéis e haviam ocorrido. E, se as três pessoas citadas não deram entrevista e não falaram com ninguém a respeito do relatado pela revista, como ela mesma afirmava, tudo não passava de suposição ou boato.
Pois bem, neste fim de semana, a reportagem de capa da revista faz nova denúncia contra a candidata Dilma Rousseff, do PT. Ora, logo depois de os institutos Ibope e DataFolha apontarem queda de Serra e crescimento de Dilma na pesquisa de intenção de votos para o dia 31.
Só quem é muito ingênuo para engolir mais essa. Não vou perder meu tempo lendo. Ainda mais porque o autor das gravações que embasam as denúncias é Romeu Tuma Jr, que foi demitido do governo do PT.
Continuarei definindo meu voto pela comparação entre o Governo FHC e o Governo Lula. Por isso, votarei em Dilma Rousseff, 13. Nos dois governos Lula, o Brasil cresceu economicamente, enfrentou a crise econômica mundial muito melhor do que países ricos, passou a ser respeitado internacionalmente e as classes menos favorecidas conquistaram poder aquisitivo etc etc etc. Eu poderia enumerar uma série de melhorias.
O Brasil ainda precisa resolver muitos problemas nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Habitação, por exemplo? Precisa. O governo Lula cometeu erros? Cometeu. Mas, colocando na balança os prós e os contras dos governos FHC e Lula, o resultado é mais favorável a Lula. Votarei em Dilma e isso não significa que assinarei um cheque em branco. Continuarei acompanhando as decisões presidenciais e defendendo sempre a democracia. Como eleitora, cobrarei. Assim, toda a população deveria proceder.
Neste momento, torno a publicar artigo que escrevi em março sobre a candidata do PT à Presidência da República. Clique aqui E-mail veicula falsa informação sobre a ministra Dilma Rousseff .
Numerologia
No dia 31 é 13 de qualquer jeito. Até de trás para a frente.

Um comentário:

  1. Cara Lídia Maria,

    Há tempos as revistas semanais brasileiras, com exceção de Carta Capital, vêm prestando deserviço ao jornalismo do país. Afirmam-se isentas quando são partidárias até a medúla. Mentem, dissimulam e fazem campanha contra o governo de Lula, e o o que é pior, não apuram os fatos como deveriam. Deviam sim fiscalizar os atos do governo, mas com responsabilidade. Também vou cravar em Dilma!

    abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Assim que for lido, será publicado.
Volte mais vezes. Se desejar resposta individual, deixe seu e-mail.
De todo modo, identifique-se, para facilitar o direcionamento da resposta.